Olá amigos,não vou demorar muito aqui,até porque são 3 da manhã,mas encontrei esse blog,de uma psicóloga eu acho,que explica as possíveis origens da tricotilomania,após ler isso,só vim a ter certeza que nunca fui normal mesmo,rsrsrs,segundo o blog já citado,as pessoas com tricotilomania tem uma mudança em alguns neuronios,ou na maça cinzenta do cérebro,e descreve alguns métodos de se livrar do t.o.c. É Interessante,deem uma olhada!!!
http://bazardeidehiass.blogspot.com.br/2011/09/tricotilomania.html
força!abraços
Oi minha flor eu sofro dessa doença desde os 16 anos e hj tenhu 23 gostaria de conversar pois naum conheço muita gente que sofre desse mal naum consegui seguir-te! mais se vc puder entra no meu blog para que possamos conversardividir experiencias pq ja naum aguento mais passar por tudo isso sozinha! Um abraçO!
ResponderExcluirOlá Valentina,eu sofro de tricotilomania desde os 9 anos de idade,hoje tenho 21!A pouco mais de um mês resolvi parar de vez,procurei uma clínica de psicologia e criei este blog para escrever,colocar p/ fora um pouco do q eu passeie venho passando,estou conseguindo ficar sem arrancar todo esse tempo...,procure ajuda,entre em contato com outras pessoas que passam por isso tbm,ajuda bastante,e acredite que vc pode se curar!!!!Sofrer calada é muito ruim,entre em contato com meu e-mail:tricotilomaniaca1990@gmail.com ou por aqui pelo blog mesmo,estarei sempre disponível para ajudar no que puder!não sei pq vc não consegue me seguir no blog,mas tente de novo,vou seguir o teu!um grande abraço companheira!!!
ExcluirAchei seu blog e te achei muito corajosa por expor seu problema abertamente! Acho que eu não tenho condições de ainda fazer isso... sou brasileira, tenho 28 anos e sofro com a Trico desde os meus 11 anos. A minha perda é de 100% dos cabelos, oque me sobrou foram as laterais que nascem brancos hoje em dia,ano passado procurei um psiquiatra ele passou antidepressivos, remédios para dormir mas nada funciona.
ResponderExcluirEu andei lendo sobre essa doença e descobri isso aqui:"Coloca-se a hipótese de que indivíduos com tricotilomania sofrem de um tipo de distúrbio auto-imune em reacção às leveduras de Malassezia ou Candida. Uma vez que Malassezia está presente especialmente nos folículos pilosos e couro cabeludo, "o puxar de cabelos é como espirrar: o corpo tenta livrar-se de um irritante causador de alergia.".
Eu acho muito possível que derrepentemente esta bactéria provoque essa reação involuntária em nós portadores desta doença.
Devo começar uma terapia TCC para aprender as técnicas para parar de arrancar. Mas como você disse os médicos costumar dizer que dependem de nós mesmos... mas essa coceira e esse formigamento que dá no alto da cabeça e essa vontade, inexplicável de arrancar só pode ter fundo bacteriano.
Ao meu ver o maior problema, dessa doença é a incomprensão da sociedade a discriminação diária que passamos é como se fossemos culpados da nossa própria ruína. De certa forma, eu posso dizer que nos tornamos mais humanos, porque começamos a entender como é díficil ser diferente do padrão, assim vemos que não somos diferentes dos obesos,negros,portadores de doenças deformadoras entre outras causas que originam a exclusão social.
Espero que todos nós possamos nos unir através do email para conversarmos sobre isso, porque através da solidariedade e das descobertas de cada um podemos nos tornar mais fortes.
Uma coisa só se torna verdade quando você passa por ela, ou seja, vivencia, experimenta então podemos dizer que conhecemos.
Por isso acho que todos aqui devem se unir porque cada um está vivenciando os efeitos desta doença que ainda é vista como "tabu" pela sociedade.
Deixo meu email a sua disposição e a todos presentes.
Fiquem com Deus! E muita força para vocês!
Beijos
Cris avinha@globo.com
Agradeço muito suas palavras de força!pode manter contato comigo,estou disponível para trocar ideias,desabafar,conversar...irei te mandar um e-mail,peço desculpas na demora em responder,mas estou sem internet em ksa,e isso atrapalha demais!
ResponderExcluirMuito interessante essa hipótese sobre o fungo,pois logo q eu comecei a arrancar,apareceu um fungo em meu couro cabeludo,q coçava demais e me dava mais vontade de arrancar ainda!Olha,procure acreditar que vc pode se curar,é difícil,mas não é impossível!temos q acreditar em nós mesmas,pois não nascemos com isso,podemos viver sem esse TOC!procurando os tratamentos certos,seu cabelo vai crescer novamente!e a psicoterapia é indispensável tb,eu parei e voltei logo a arrancar depois de 2 meses sem tirar nenhum fio!saiba q pode contar comigo pra conversar,mesmo virtualmente!grande abraço!!!