quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Escalpelamento:o que é e como acontece!

Olá companheiros!
Bem,hoje irei postar sobre o Escalpelamento,que é um problema gravíssimo que acontece muito na região da Amazônia,arrancando a auto-estima,os sonhos,a vida de muitas mulheres e meninas.Nós que sofremos de tricotilomania,ás vezes achamos que somos as pessoas mais infelizes do mundo,mas existem pessoas com problemas piores,e o escalpelamento é um!Se nós pararmos de arrancar o cabelo,e com alguns tratamentos,ele cresce de novo,mas quem é vítima de escalpelamento,nunca mais vai  ver seus fios crescerem novamente!

   Primeiro,para quem não sabe,aí vai uma descrição do problema:
Escalpelamento é o arrancamento brusco e acidental do escalpo humano, por meio de diversas formas, mas mais comumente por motores dos barcos.
O escalpelamento é um problema muito recorrente na região Amazônica, onde acidentes com motores de barcos que, num descuido, prendem e arrancam o couro cabeludo de mulheres que viajam nas "voadoras", como são chamados os pequenos barcos naquela região. Esse fato desperta até a atuação do poder público e de Ongs, que estão com projetos para desenvolver uma proteção barata ou gratuita para esses pequenos barcos a motor, a fim de evitar a repetição de acidentes desse tipo.

Ocorrência

O acidente ocorre quando as vítimas, ao se aproximarem do motor por acaso, tem seus cabelos repentinamente puxados pelo eixo. A forte rotação ininterrupta do motor ao enrolar os cabelos em torno do eixo, arranca inexoravelmente todo ou parte do escalpo da vítima, inclusive orelhas, sobrancelhas e por vezes uma enorme parte da pele do rosto e pescoço, levando a deformações graves e até a morte.





No dia 14 de Janeiro de 2010, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 12.199/2010 que institui o dia 28 de agosto como "Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento".




Rosinete, vítima de escalpelamento,agora usando peruca,e vlotou a ter sua vaidade,graças a muitos grupos de ajuda que disponibilizam perucas e atendimento psicológico a essas mulheres!

É isso pessoal,esse problema é bem pior que o nosso,e aqui no Pará,infelizmente,ainda são muitos os casos que acontecem todos os dias,e que com um pouco de esforço do governo,fiscalização e tudo mais,poderia ser evitado!
Se elas conseguem superar,porque não podemos superar o nosso e parar de arrancar?só depende de nós!beijos!

3 comentários:

  1. Que Deus venha tocar no coração de cada uma dessas mulheres no objetivo de serem consoladas,porque eu creio em nome do Deus que é Soberano que ainda assim existe esperança pra elas!Elas são guerreiras!Forças pra elas meu Deus!
    Joice Costa -facebook

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Sim,o problema delas é bem pior comparado com o nosso!
      enquanto que elas nunca mais terão seus cabelos,nós mesmas os arrancamos!mas tbm não podemos ficar nos martirizando,temos que ter força,pois todos sabemos que é um toc,uma vontade que muitas vezes torna-se incontrolável,tudo é força de vontade para vencer a TTM!um grande abraço!

      Excluir